Bem vindos, visitantes do Universo Henrique, o Universo Henrique é um blog que fala sobre uma variedade de coisas, aqui você pode encontrar experiências, dicas de séries de TV, postagens sobre a série de livros 'Poderes Modernos', que eu mesmo escrevi, além de também poder participar do blog comentando e votando na enquete, ver curiosidades, paisagens, imagens de animais, Gormitis, sobre a EMUH (Equipe de Mascotes do Universo Henrique), Músicas e muito mais! Obrigado! E espero que gostem do blog!







sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mitologia das Paisagens: Oceano

Olá! Esta é a primeira postagem da série 'Mitologia das Paisagens', cujo tema será o oceano, já que é o mesmo assunto de Belas Paisagens 3 - a primeira postagem dessa série a ter um tema.  Cada povo antigo tinha uma forma de ver o oceano:

- Os gregos eram navegadores experientes, portanto, tinham consciência  do poder do mar, o qual, para eles, era a divindade Pontos. O mar era governado pelo deus Poseidon e sua esposa Anfitrite, mas existiam diversos deuses marítimos, como Tritão, meio homem, meio peixe, que criava o rugido do mar ao soprar sua concha em forma de chifre; Glauco, associado aos peixes, que se tornou um deus ao ingerir uma erva mágica,  Fórcis, deus dos perigos do mar, e Ceto, a deusa dos monstros marinhos.

- Os vikings eram um povo extremamente ligado ao mar. Famosos pelas suas viagens marítimas, viking vem do termo nórdico vik, que significa "aquele que viaja pelo mar". Os nórdicos tinham dois grandes deuses do mar, um para cada aspecto do oceano: Aegir representa o aspecto bravio do mar, é o deus das tempestades e das grandes ondas; Njörd representa o aspecto calmo do mar, está ligado aos bons ventos, pescadores e ao comércio.

- Os Inuítes (ou esquimós) eram outro povo que tinha uma grande relação com o mar. A deusa do mar deles era Sedna, a qual, de acordo com a lenda, foi uma moça muito bela, que se casou com um homem-pássaro, que a maltratava muito. Quando o pai da moça descobriu isso, matou o homem-pássaro e levou a filha em seu caiaque, mas o espírito do homem-pássaro causou uma terrível tempestade. Para aplacá-lo, o pai de Sedna jogou-a ao mar e decepou os dedos dela para que ela não nadasse até o caiaque novamente. Cada dedo dela se tornou uma criatura marinha. Quando chegou no fundo do oceano, Sedna tornou-se a deusa do mar.







Mar com peixes Wallpaper




Gostaram? Já conheciam esses deuses e lendas? Digam nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário