Bem vindos, visitantes do Universo Henrique, o Universo Henrique é um blog que fala sobre uma variedade de coisas, aqui você pode encontrar experiências, dicas de séries de TV, postagens sobre a série de livros 'Poderes Modernos', que eu mesmo escrevi, além de também poder participar do blog comentando e votando na enquete, ver curiosidades, paisagens, imagens de animais, Gormitis, sobre a EMUH (Equipe de Mascotes do Universo Henrique), Músicas e muito mais! Obrigado! E espero que gostem do blog!







sábado, 3 de agosto de 2013

Mitologia das Paisagens: Estações

E esta é a a segunda postagem da série 'Mitologia das Paisagens'! De acordo com nossa ordem, ela falará sobre o tema da Belas Paisagens 4: a estações. Vejam abaixo as diferentes formas que os antigos povos viam a mudança de estações, além de imagens para ilustrar a beleza que inspirou essas lendas.

- De acordo com os gregos, cada estação era trazida por um deus do vento diferente: o inverno era trazido por Bóreas, o vento norte; a primavera vinha de Zéfiro, vento oeste; o verão estava sob responsabilidade do vento sul, Notos; enquanto o outono era trazido por Euros, o vento leste. Porém, as estações tiveram origem quando Perséfone - filha da deusa da fertilidade, Deméter - foi raptada por Hades, o deus dos mortos, para que se casassem. Deméter queria a filha de volta, então pediu ajuda a Zeus, deus supremo, o qual negociou com Hades: durante metade do ano, Perséfone ficaria no mundo inferior, ao lado de Hades, mas viria à superfície na outra metade. Durante o outono e o inverno, Perséfone está no mundo dos mortos e Deméter lamenta sua ausência, fazendo com que as folhas caiam a e as sementes não germinem. Durante a primavera e o verão, Perséfone volta à mãe, a qual comemora e faz que a as flores surjam e as plantas dêem frutos.

- Os romanos possuiam sua mitologia inspirada na de diversos outros povos que conquistaram ou tiveram contato. A maior parte de seus deuses é de origem grega, porém o deus romano das estações é proveniente das crenças dos etruscos, povo que habitou o norte da Itália. O nome desse deus  é Vertumno, ele era uma divindade capaz de mudar de forma conforme sua vontade. Sua amante, Pomona, era a responsável pelo nascimento dos frutos, enquanto Vertumno cuidava do amadurecimento deles. Juntos, eles regiam o ciclo da natureza.

- Os índios Navajos, dos Estados Unidos, cultuavam a deusa Estsanatlehi - também conhecida por Mulher Mutante ou Mulher Turquesa - a esposa do sol, criadora da humanidade e senhora das estações. Conforme andava pelo céu, ela envelhecia (no outono e inverno) e rejuvenescia (na primavera e no verão), causando mudanças na terra. Suas roupas mudavam de acordo com a mudança das estações, alterando a aparência das paisagens.






 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário