Bem vindos, visitantes do Universo Henrique, o Universo Henrique é um blog que fala sobre uma variedade de coisas, aqui você pode encontrar experiências, dicas de séries de TV, postagens sobre a série de livros 'Poderes Modernos', que eu mesmo escrevi, além de também poder participar do blog comentando e votando na enquete, ver curiosidades, paisagens, imagens de animais, Gormitis, sobre a EMUH (Equipe de Mascotes do Universo Henrique), Músicas e muito mais! Obrigado! E espero que gostem do blog!







sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Os Deuses Gregos: Enquanto Isso, Fora do Olimpo...

Na última postagem de 'Os Deuses Gregos', eu falei sobre os 12 olímpicos, além de outros 2 deuses que estão, de certa forma, relacionados à montanha divina. Nesta postagem, trarei mais 14 deuses que, mesmo não habitando o Olimpo, eram muito respeitados.




Hélios- Era o deus do sol, fato que facilitou que o confundissem muitas vezes com Apolo. Durante o dia, ele percorria os céus numa carruagem dourada puxada por quatro cavalos: Pírois, Eoo, Éton e Flégon; em direção ao oeste do mundo. Assim que completava sua volta, ele percorria o oceano em direção ao leste durante a noite, para recomeçar tudo de novo no dia seguinte. Ele era filho dos titãs Hipérion e Teia e irmão de Éos e Selene. Hélios tinha em sua cabeça uma auréola dourada, a qual era conhecida como auréola solar. Um de seus filhos, Faetonte, pediu a ele permissão para dirigir sua carruagem e o deus acabou aceitando. Faetonte cavalgava nos céus, porém acabou perdendo o controle dos cavalos e caiu, morrendo ao cair no rio Erídano (atualmente, o rio Pó).
 



Selene- Irmã de Hélios, era a personificação da lua. Se seu irmão era muitas vezes relacionado a Apolo, Selene era relacionada à Ártemis e Hécate, sendo que ambas eram deusas lunares. A deusa era jovem e bela, encantando tanto mortais quanto deuses. Enquanto Hélios voltava para o leste do mundo pelo oceano, Selene percorria os céus com sua carruagem prateada, inundando a terra com a luz do luar. Uma lenda conta que Selene se apaixonou por Endímion, um caçador. A deusa lunar convenceu Zeus a permitir que o caçador realizasse um desejo. Com o objetivo de se manter sempre jovem, Endímion pediu que mergulhasse num sono eterno. O mortal teve seu pedido atendido e adormeceu na encosta de uma montanha. Desde então, assim que terminava de vagar pelo céu, Selene sempre descia até essa montanha para admirar seu amante.







Éos- Essa deusa representava a alvorada e o pôr do sol. Sua função era abrir os portões do céu para Hélios no amanhecer e no entardecer. Cavalgava pelos céus numa carruagem púrpura puxada por dois cavalos, emanando as belas luzes do nascer e do pôr do sol. Assim como sua irmã, Éos era muito bela e conquistou vários corações. Ela chegou a ter casos com o deus Ares, enciumando Afrodite, a qual lançou uma maldição que fez com que Éos se apaixonasse apenas por mortais. Uma de suas paixões mortais foi com Titono, irmão do rei de Troia. Éos pediu que Zeus desse a seu amante a imortalidade, porém esqueceu de pedir a juventude eterna. Então Titono foi envelhecendo e, embora imortal, foi ficando cada vez mais fraco, até que Éos pediu para Zeus acabar com o sofrimento dele transformando-o numa cigarra. Outra paixão da deusa foi com Céfalo, um semideus mortal casado com a princesa Prócris. Éos tenta seduzi-lo porém ele continua leal á esposa, até  que a deusa desiste e o deixa em paz. Porém, quando Céfalo foi caçar, Prócris ficou com medo que a deusa voltasse e resolveu segui-lo. O semideus pensa que é um animal que o está seguindo e dispara uma flecha em direção à própria esposa. Ao perceber que tinha matado a mulher, ele se desespera e se atira no mar, morrendo afogado. Zeus se comove com a história e transforma Céfalo numa constelação.



Hécate- Era a deusa da magia, relacionada à noite e à lua. Era uma divindade obscura que, segundo lendas, vagava com hordas de fantasmas, assombrando vilarejos e aldeias. Ela era muitas vezes representada carregando uma tocha (representando o luar), uma serpente (um símbolo da imortalidade) e uma faca (relacionada à obstretícia). Era associada também às encruzilhadas, ao cipreste, aos lobos e aos cães. Algumas versões dizem que Hécate possuía três corpos ou três cabeças de cachorro. Na lua nova, sacrifícios eram feitos em honra à deusa. Hécate uniu-se a Eetes, rei da Cólquida (atual Geórgia) e filho de Hélios. Segundo algumas versões, eles tiveram como filha Circe, que se tornou uma feiticeira, famosa por transformar homens em animais. Mas, segundo algumas versões, Circe era filha de Hélios, não neta. Hécate era filha dos titãs Perses e Astéria. A protetora dos bruxos e magos participou de forma secundária em vários acontecimentos, como quando ajudou Deméter a procurar sua filha, Perséfone; ou ao lutar ao lado de Zeus na guerra contra os titãs.



- Deus dos bosques e dos campos e protetor dos pastores. Da cintura para baixo, ele era bode; da cintura para cima para, ele era um homem com chifres de cabra. Ele era muito rápido e forte e habitava as florestas, se divertindo ao assustar os viajantes, gerando pânico (uma palavra que se originou do nome do deus). Pã tinha um voraz apetite sexual e teve entre suas amantes a própria deusa Selene. Mas sua história de amor mais famosa é com a ninfa Siringe. O deus se apaixonou loucamente por ela, porém ela desprezou seu amor. Vendo que não a conseguiria conquistar, Pã decidiu raptá-la e tê-la à força como amante. a ninfa correu o máximo que pode, mas o deus era rápido e estava quase a alcançando. Até que Siringe chegou até um rio, onde implorou à deusa que o protegia que a salvasse. A deusa obedeceu e transformou a ninfa em juncos. Assim que o vento passou pelos juncos, produziu um som doce como a voz da ninfa. Encantado, o deus pegou alguns juncos e os transformou num instrumento musical: a Flauta de Pã, que passou a ser o instrumento favorito dos pastores gregos.



Cibele- Era a deusa da natureza e estava relacionada à fecundidade. Também chamada de 'Deusa Mãe', Cibele era a protetora de todos os animais e plantas. Convivia muito com os animais selvagens e possuía uma carruagem puxada por dois leões. Ela tinha também uma chave que abria as Portas da Terra, onde ficavam guardadas as plantas que crescem na primavera. Inicialmente, Cibele era uma divindade oriental, a qual foi adaptada pelos greco-romanos. Pouco se sabe sobre a história da deusa, porém há algumas versões que dizem que ela era uma mortal, mãe do deus Fauno, uma divindade metade bode e metade homem com o dom da profecia. Certo dia, ela teria bebido muito vinho e acabou se embriagando. Ao ver o estado da mãe, Fauno teria se irritado e a matado. Porém a deusa teria retornado à vida na forma de uma deusa.






Íris- Enquanto Hermes trocava comunicações entre os deuses, Íris tinha a função de levar mensagens divinas à humanidade. Ela era filha do titã Taumante com a ninfa do oceano Electra. De acordo com certas versões, seu marido era Éolo, deus dos ventos; de acordo com outras, era Zéfiro, o vento oeste. Ela era também a personificação do Arco Íris, o qual ganhou esse nome em homenagem à deusa. A deusa era admirada tanto pela sua beleza quanto pela sua bondade. Ela também prestava vários serviços à Hera, como preparar seus banhos. Servir a alguém era o sentido de sua vida. A deusa assumia diferentes formas ao transmitir suas mensagens, mas a mais comum era de uma bela jovem alada.



Éolo- Era o senhor de todos os ventos e possuía o poder de controlá-los. Seu lar ficava em Eólia, uma ilha flutuante com muralhas de bronze indestrutíveis. Tinha seis filhos e seis filhas, que eram casados entre si. Um mito famoso de Éolo se passa na Odisseia, um famoso poema grego escrito por Homero, que narra as aventuras do herói mitológico Odisseu (também chamado  de Ulisses) em sua travessia pelo oceano para voltar a sua casa após a Guerra de Troia. Ulisses foi um convidado de honra do deus e ficou um mês hospedado em sua ilha. Assim que Ulisses estava de partida, Éolo o presenteou com uma sacola que continha todos os ventos do mundo. O deus dos ventos soltou apenas Zéfiro, para que ele guiasse o herói em sua jornada. Porém, enquanto Odisseu dormia, seus homens viram a sacola e acreditaram que ela estava repleta de ouro. Eles a abriram e libertaram todos os ventos, causando uma tempestade que os levou de volta ao ponto de partida e provocando a ira de Éolo, que jurou jamais ajudar mortal algum.



Eros- Deus do amor e da paixão, é mais conhecido pelo seu nome romano, Cupido. Ele possuis um arco com flechas mágicas, as com ponta de ouro faziam com que quem fosse atingido se apaixonasse, as com ponta de chumbo impediam uma paixão. Em algumas versões, Eros é considerado um deus primordial, nascido do vazio que existia antes do nosso mundo. Mas, na maioria das versões, ele era filho de Afrodite, sendo que seu pai varia muito de acordo com a versão. Certo mito conta que Afrodite estava conversando com Têmis, deusa das leis, que estava preocupada porque seu filho nunca crescia. Têmis lhe explicou que Eros estava muito solitário e só cresceria se tivesse um irmão. E então, Anteros, deus das ordens e do divórcio, nasceu e fez com que seu irmão crescesse. Uma das mais famosas histórias sobre Eros é a que narra sua paixão por Psique, a mais bela das três filhas de um rei. O deus do amor, encantado com a beleza da mortal, a raptou e a levou para um palácio de ouro e mármore. Toda noite, Eros visitava a amante. Ela, porém, não sabia quem era aquele que a visitava, pois Eros a fez jurar que jamais veria seu rosto. As irmãs de Psique, com inveja da moça, a convenceram de que seu marido era um monstro. Para tirar a limpo isso, enquanto seu misterioso amante, Psique se aproximou dele com uma lamparina e iluminou seu rosto. Para a surpresa da jovem, ele era o próprio deus do amor. Ela se emocionou e tremeu, o que fez com a lamparina derramasse óleo no peito do deus, que acordou e, furioso com a traição, voou para longe. A princesa passa, então a vagar pelo mundo, sofrendo solitariamente até morrer. Arrependido, Eros implora a Zeus que a ajude. O rei dos deuses aceita o pedido e a ressuscita, tornando-a imortal. E então, Eros se casa com a paixão de sua vida.



Nêmesis- A personificação da vingança divina e responsável por castigar os maus, especialmente aqueles que se consideravam acima dos deuses. Ela era filha de Nix, a noite, uma das deusas primordiais. Na mesma época em que Nêmesis nasceu, Gaia, a deusa-terra, teve Têmis. Nêmesis e Têmis foram criadas e educadas juntas pelas Moiras, deusas do destino, se tornando irmãs de criação. Ao crescer, se tornaram as deusas da justiça. Enquanto Têmis representava a ética, Nêmesis era a responsável pelos castigos divinos. A deusa das punições também era chamada de "a inescapável", pois não havia como os maus evitarem seus castigos. Ela possuía a forma de um belo anjo, o que fez com que muitos deuses se apaixonassem por ela, inclusive Zeus. A maior inimiga da deusa era Hibris, a deusa do orgulho excessivo, que incentivava a insolência e a vaidade dos mortais.



Hipnos- Era filho de Nix, a noite. Era o deus do sono, responsável por adormecer as criaturas vivas. Seu irmão gêmeo era Tânatos, o deus da morte. Enquanto Hipnos geralmente aparecia vestindo trajes dourados, Tânatos costumava usar vestes prateadas. O deus do sono habitava uma caverna no extremo oeste do mundo, onde o sol nunca vinha. Quando a noite caia, ele partia para adormecer os mortais acompanhado de seus filhos Morfeu, deus dos sonhos; Ícelo, deus dos pesadelos; Fântaso, criador dos objetos que aparecem nos sonhos, e Fantasia, a deusa dos devaneios. Entre seus símbolos estão a papoula, um galho de árvore gotejando água do Rio Lete (um rio do inferno que causava o esquecimento), um chifre com ópio e uma tocha invertida. A hipnose possui esse nome pois era o estado em que Hipnos deixava aqueles que visitava.



Tânatos- Enquanto Hades reinava sobre os mortos, Tânatos era a personificação da própria morte. Ele era o responsável por buscar as almas dos mortos e levá-las ao mundo inferior. Quando ele buscava um morto, cortava uma mecha de seu cabelo, que seria dedicada a Hades. Uma história famosa que envolve o deus da morte é o mito de Sísifo. Sísifo era um rei muito astuto, filho de Éolo. Para conseguir uma fonte à sua cidade, ele revelou ao deus rio Ásopo que Zeus havia raptado sua filha. Furioso com a revelação, o senhor dos deuses enviou Tânatos para buscar a alma do rei, que enganou o deus e o prendeu. Tânatos foi libertado e a hora de Sísifo finalmente chegou. Ele instruiu a mulher para que não realizasse os ritos funerários, fundamentais na Grécia Antiga, em que uma moeda era posta na língua do morto, para que ele pudesse pagar Caronte, o barqueiro que conduzia os mortos pelo Rio Estige, que separava o mundo dos mortos do nosso. Ao chegar lá, ele não possuía dinheiro. Então Caronte ordenou que ele voltasse ao mundo superior e buscasse a moeda. Mais uma vez, Sisífo enganara a morte. Porém, ao descobrir isso, Zeus enviou diretamente Sisífo ao mundo inferior, onde ele deveria carregar uma enorme pedra até o topo de uma colina. Sempre que a pedra era posta lá, ela rolava, tornando eterno o castigo do astuto rei.



Nike- Quase sempre representada como uma mulher alada segurando uma tocha, Nike (ou Nice) era a deusa da vitória. Possui uma forte relação com Atena, a quem sempre ajudava. Os guerreiros gregos costumavam fazer oferendas à deusa, para garantir seu sucesso nas batalhas. A imagem de Nice aparece sempre nas medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão, representando o triunfo dos vencedores. A imagem usada nas medalhas provém da escultura de mármore da deusa feita por Peônio no século V antes de Cristo. Ela era filha de Estige, uma ninfa do oceano. Quando os deuses lutaram contra os titãs, Estige e seus quatro filhos estiveram do lado dos deuses. Os filhos da ninfa ajudaram muitos exércitos, deuses e heróis: Bia dava a força, Kratus dava o poder e Nike dava a vitória. Porém os vencedores deviam saber lidar com o quarto filho: Zelus, o ciúme. A marca norte-americana Nike ganhou esse nome em homenagem à deusa. Inclusive, o símbolo da empresa representa uma das asas de Nice.



Asclépio- Deus da medicina, ele era filho de Apolo com Corônis, uma mortal. Enquanto a donzela estava grávida de Asclépio, ela se apaixonou por outro mortal, cujo nome era Ischys. Furioso, Apolo matou a amante e retirou o bebê de seu útero. Na época, Asclépio era mortal e foi enviado até Quíron, o centauro, que foi o responsável por educá-lo. Seu mestre lhe ensinou a técnica da cura, que foi aperfeiçoada pelo jovem semideus. Com o tempo, Asclépio se tornou capaz até mesmo de trazer os mortos de volta à vida, o que foi causando o despovoamento do mundo inferior. Para evitar que isso acontecesse, Zeus matou o semideus com um raio. Porém, por ter adquirido habilidades tão fascinantes, Asclépio virou um deus e se tornou imortal. Ele era casado com Epione, que se tornou a deusa da anestesia. Juntos, eles tiveram oito filhos: Machaon, deus da cirurgia; Polidalirio, deus da psiquiatria; Telésforo, deus da convalescença; Iaso, deusa da cura; Áceso, deusa dos cuidados e da enfermagem; Aglaea, deusa da boa forma, e Higia, deusa da prevenção da doenças (cujo nome originou o termo higiene). Asclépio pode ter realmente existido, sendo um famoso médico que viveu em torno de 1200 a.C. que era considerado um deus.

Um comentário:

  1. Amei conhecer o seu espaço. Os deuses, sempre foram e sempre serão, motivo de curiosidade e admiração, por nós simples mortais. Principalmente vivendo em tempos sem expectativas e heróis! Parabéns

    ResponderExcluir