Bem vindos, visitantes do Universo Henrique, o Universo Henrique é um blog que fala sobre uma variedade de coisas, aqui você pode encontrar experiências, dicas de séries de TV, postagens sobre a série de livros 'Poderes Modernos', que eu mesmo escrevi, além de também poder participar do blog comentando e votando na enquete, ver curiosidades, paisagens, imagens de animais, Gormitis, sobre a EMUH (Equipe de Mascotes do Universo Henrique), Músicas e muito mais! Obrigado! E espero que gostem do blog!







sábado, 9 de novembro de 2013

Os Deuses Gregos: A Fúria dos Titãs

Filhos de Gaia, a terra, e Urano, o céu, os titãs foram os senhores dos deuses na mitologia grega durante um bom tempo, mas foram derrotados pelos deuses olímpicos, que tomaram o poder. Haviam vários titãs, porém mostrarei nesta postagem os 12 mais antigos, os filhos de Gaia e Urano.





Cronos- O senhor do tempo. Embora fosse o mais novo dos 12 titãs, ele era o mais poderoso. Quando Gaia e Urano tiveram os titãs, Urano não queria se separar de sua esposa, o que impedia os deuses de saírem de dentro do ventre da mãe. Para que seus filhos se libertassem, Gaia criou dentro de seu corpo uma foice e a entregou a Cronos, ordenando que ele castrasse o pai. Ele obedeceu. Urano, não suportando mais a dor, se separou da terra e foi para os confins do universo, onde está até hoje. Sem Urano, Cronos se tornou o rei supremo do universo. Ele se casou com sua irmã, Reia, com quem teve seis filhos: Zeus, Poseidon, Hades, Hera, Deméter e Héstia. Com medo que seus filhos o destronassem, Cronos engolia todos eles. Porém, assim que teve o último filho, Zeus, Reia enganou o marido. Ela enviou o pequeno até a ilha grega de Creta, onde ele seria cuidado pelas ninfas, e entregou uma pedra enrolada em panos, parecendo um bebê, a Cronos, que acreditou estar devorando seu filho. Quando cresceu, Zeus se vingou do pai: ele o fez vomitar todos os seus irmãos e o tirou do trono. Cronos, furioso, juntou os titãs e iniciou uma guerra contra os deuses olímpicos: a Guerra dos Titãs. No fim, os olímpicos triunfaram e os titãs foram atirados ao Tártaro, ao parte mais profunda do mundo inferior.



Reia- Deusa da fertilidade, é muitas vezes relacionada a Cibele, sendo que alguns consideram as duas deusas a mesma pessoa. Era casada com Cronos, com quem teve seis filhos. Ela sofria muito ao ver suas crianças serem devoradas pelo pai. Então, assim que teve seu sexto filho, conseguiu o deixar a salvo. Foi esse ato heroico da deusa que, além de salvar Zeus, garantiu a liberdade de seus outros filhos, já que o caçula libertou seus irmãos da barriga do pai. Ela tinha uma relação pacífica com os deuses olímpicos e, assim que a Guerra dos Titãs ocorreu, ela se refugiou nas montanhas, passando a conviver com a natureza. Era relacionada tanto à fertilidade da terra quanto à das mulheres.















Oceano- De acordo com os gregos antigos, cada rio era um deus. Oceano era o mais velho dos titãs e pai de todos os rios. Ele era um rio gigantesco que circundava a terra. Oceano era muitas vezes confundido com o deus primordial Pontos, seu tio. Porém Pontos está mais relacionado aos aspectos primitivos do mar. Oceano se casou com sua irmã Tétis, com quem teve vários filhos. Entre eles as Oceânides (ninfas do mar), Anfitrite (a esposa de Poseidon), os rios e a maioria dos seres marinhos. O titã era muitas vezes representado com chifres, garras de caranguejo ou barbas de serpentes. Oceano não tinha uma relação muito boa com Cronos: ele e sua esposa se recusaram a apoiá-lo na castração de Urano ou a participar da Guerra dos Titãs, portanto foram poupados pelos deuses.



Tétis- Assim como seu irmão e marido, Oceano, Tétis personifica as águas, porém em seu sentido de líquido vital, que garante a sobrevivência das espécies. Ela vagava pelo mar, sentada numa concha puxada por cavalos brancos, como se fosse uma carruagem. Tétis ajudou a cuidar de Hera. E, quando Tétis se desentendeu com seu marido, Hera reconciliou os dois, num gesto de gratidão. A titânide teve uma neta com o mesmo nome. Esta, por sua vez, teve um filho chamado Aquiles, que foi um dos mais poderosos semideuses. A ninfa Tétis banhou seu filho nas águas do Rio Estige, que corre no inferno. Os lugares onde a água do rio toca se tornam invulneráveis. Mas a ninfa esqueceu de molhar seu calcanhar, o qual se tornou o ponto fraco do herói. Aquiles era imbatível na luta e combateu ao lado dos gregos na Guerra de Tróia. Porém Páris, o príncipe de Tróia, atingiu uma flecha no calcanhar de Aquiles, pondo um fim na vida do guerreiro.






Têmis- Era a deusa da justiça, dos julgamentos e protetora dos oprimidos. Ela é o símbolo da justiça, sendo representada com uma venda nos olhos, uma balança numa mão e uma espada na outra. Têmis não viveu junto com os outros titãs, pois foi entregue por Gaia para viver com Nêmesis, filha de Nix, a noite. As duas foram cuidadas pelas Moiras, divindades que controlam o tempo de vida das criaturas. As Moiras forneceram uma ótima educação para as deusas, que se tornaram as deusas da justiça. Enquanto Têmis representava as leis, Nêmesis punia aqueles que a desrespeitavam. Ambas eram jovens e muito belas. Têmis atraiu a atenção de Zeus, e foi sua segunda esposa. Eles tiveram as Horas, nove deusas que controlam os ciclos naturais.









Jápeto- Um poderoso titã, relacionado principalmente à morte violenta. Já que apoiou Cronos na castração de Urano, foi presenteado com o domínio das terras do oeste do mundo. Ele teve com Clímene - uma das filhas de Oceano e Tétis - quatro filhos: Atlas, Prometeu, Epimeteu e Menoécio. Seu filho Prometeu foi o criador dos seres humanos, feitos a partir do barro. Para presentear sua criação, ele roubou fogo da forja de Hefesto e o entregou à humanidade. Furioso com o furto, Zeus acorrentou Prometeu num penhasco e, todo dia, ele mandava uma águia gigantesca comer um pedaço do fígado de Prometeu. À noite, o fígado se regenerava, para a águia pudesse continuar sua tortura no dia seguinte. Porém Herácles (ou Hércules) - um grande heróis grego filho de Zeus - salvou Prometeu. Epimeteu foi o criador dos animais e também recebeu um castigo. Zeus lhe enviou uma bela mulher, Pandora, com quem se casou. Pandora possuía uma caixa e Epimeteu recebera ordens de jamais deixá-la abrir a caixa. Todos os dias, Pandora atormentava o marido, implorando que a permitisse abrir a caixa. Certa vez, Pandora desobedeceu o marido e abriu a caixa. Dentro dela estavam todos os males do mundo, que foram libertos. O único que continuou na caixa foi a esperança. Atlas foi o rei de Atlantis, o reino que afundou no mar como castigo dos deuses, pois seus habitantes se consideravam superiores a eles. Atlas também foi um dos titãs que lutou com maior ferocidade na Guerra dos Titãs. Zeus reservou um castigo especial para ele: segurar o céu em suas costas pelo resto da eternidade.




Mnemosine- Era a representação da memória, que se opunha ao esquecimento, representado por Lete, um rio que corria no mundo inferior cujas águas eram capazes de apagar todas as lembranças de quem entrasse em contato com elas. As almas que reencarnariam eram lá mergulhadas, para que se esquecessem de sua antiga vida. Mnemosine teve com Zeus nove filhas: as Musas, divindades relacionadas às artes. Elas eram Calíope, musa da poesia heroica; Erato, musa da poesia romântica;  Polímnia, musa da poesia lírica; Clio, musa da história;  Euterpe, musa da música; Terpsícore, musa da dança; Melpômene, musa da tragédia; Tália, musa da comédia, e Urânia, musa da astronomia.











Teia- Era a personificação da luz e mãe dos corpos celestes. Teve com seu irmão Hipérion três filhos: Hélios, o sol; Selene, a lua, e Éos, a aurora. Pouco se sabe sobre essa titânidade.



Hipérion- Era o pai de todos os astros na mitologia grega. Assim como sua irmã e esposa, Teia, ele personificava a luz e era chamado de 'Aquele que tudo vê'. Era um titã de grande velocidade, portanto apenas animais velozes, como cavalos, era sacrificados ao titã. Já que apoiou Cronos na castração de Urano, o senhor dos titãs o presenteou com o domínio das terras do leste do mundo. Ele foi relacionado muitas vezes com o deus persa do sol Mitra.












Febe- Era a deusa das profecias. Assim como as deusas Selene, Hécate e Ártemis, Febe era relacionada à lua, especialmente quando está cheia. Possuía o misterioso dom de prever o futuro e era casada com seu irmão Céos, com quem teve Astéria e Leto. O nome de Febe significa "brilhante".



















Céos-  Era o titã da inteligência. Por ter apoiado a castração de Urano, se tornou o senhor das terras do norte do mundo. Teve com sua irmã, Febe, duas filhas: Leto era a deusa do anoitecer e mãe de Apolo e Ártemis; Astéria era a deusa das estrelas e mãe de Hécate. Não se sabe muita coisa sobre Céos.



















Crio- Era a personificação do frio. Como presente pelo apoio na castração de Urano, se tornou o senhor das terras do sul do mundo. Hábil guerreiro, ele era casado com Euríbia, uma filha de Gaia e Pontos. Juntos, eles tiveram três filhos: Perses, Palas e Astreu. Perses possuía o corpo coberto de rochas e personificava a destruição, era o pai de Hécate, embora, segundo algumas versões, seu pai era Hélios ao invés de Crio. Palas se casou com Estige, a filha mais velha de Oceano, que era um rio que corria no inferno. Na Guerra dos Titãs, enquanto Palas defendia os titãs, Estige se juntou aos deuses. Enquanto a deusa-rio saiu vitoriosa, seu marido foi aprisionado no tártaro. Astreu teve com Éos, a aurora, os quatro ventos e as estrelas do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário