Bem vindos, visitantes do Universo Henrique, o Universo Henrique é um blog que fala sobre uma variedade de coisas, aqui você pode encontrar experiências, dicas de séries de TV, postagens sobre a série de livros 'Poderes Modernos', que eu mesmo escrevi, além de também poder participar do blog comentando e votando na enquete, ver curiosidades, paisagens, imagens de animais, Gormitis, sobre a EMUH (Equipe de Mascotes do Universo Henrique), Músicas e muito mais! Obrigado! E espero que gostem do blog!







segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Os Deuses Gregos: No Início de Tudo

A mitologia grega compreende inúmeros deuses. Já falei em postagens anteriores da série sobre várias divindades, mas falarei, desta vez, de algumas das mais importantes, embora não tão presentes nos mitos: os deuses primordiais. Nesta postagem eu falarei sobre onze dos primeiros deuses de todos.



Caos- O primeiro deus de todos. É dele que descendem todas as divindades gregas. Ele costuma ser representado como uma força sem forma. Simboliza a desordem que havia antes da criação. Seu nome significa "separar", pois ele se fragmentou e formou seus cinco filhos: Gaia, Urano, Tártaro, Nix e Érebos. Quando isso aconteceu, foi posta a ordem no caos primordial, que se desfez e originou o universo.












Gaia- Essa deusa é o próprio planeta Terra. Ela está em tudo no nosso planeta: nos campos, nas montanhas, nos vales, nas pedras, nas árvores, nos vulcões... Ela teve vários filhos. De sua união com Urano, surgiram os Titãs, os Ciclopes (gigantes de um olho só) e os Hecatônquiros (gigantes com cem braços); com seu irmão Tártaro, teve os gigantes, além de Tífon e Equidna, os pais de praticamente todos os monstros; com Pontos - filho que ela gerou sozinha - ela teve os deuses Fórcis (dos perigos do mar), Ceto (dos monstros marinhos), Nereu (protetor do Mar Egeu), Taumante (pai de Íris) e Euríbia (esposa do titã Crios). Ela criou sozinha, além de Pontos, os Óreas, deuses das montanhas.










Urano- Segundo algumas versões, ele é irmão de Gaia. Em outras, assim como Pontos, ele foi criado espontaneamente pela deusa, com o objetivo de se reproduzir. Ele teve vários filhos com a deusa da Terra, porém os odiava. Ele aprisionou seus filhos mais velhos, os Ciclopes e Hecatônquiros, no Tártaro, a parte mais profunda do mundo dos mortos. Quando teve os Titãs, ele impediu que seus filhos saíssem do útero da mãe, bloqueando a saída. Furiosa, Gaia criou dentro de seu ventre uma foice, que foi entregue ao caçula dos titãs, Cronos. O titã convocou seus irmãos Jápeto, Hiperion, Céos e Crios para segurar e imobilizar seu pai. Enquanto isso, Cronos pegou a foice e castrou seu pai. Urrando de dor, Urano se afastou, indo para os confins do universo, onde está até hoje. Cronos atirou os testículos do pai ao mar. Eles se desmancharam e formaram uma espuma, da qual nasceu Afrodite e as ninfas Melíades. Do sangue de Urano, nasceram as Erínias, três divindades que possuíam a função de castigar os maus.



Tártaro- Era o senhor das profundezas. Enquanto Gaia era a terra e Urano, o céu, Tártaro era a personificação do mundo inferior, do abismo onde as mais cruéis criaturas eram atiradas. Quando os titãs foram derrotados pelos deuses olímpicos, Gaia se uniu a Tártaro e, juntos, eles criaram uma das mais terríveis criaturas de todas: Tífon, que nasceu para destruir os olímpicos e vingar a morte dos tão amados filhos de Gaia. Tífon era um monstro gigantesco com forma humanóide e asas negras gigantescas. De suas costas saíam cem cabeças de dragão com olhos de fogo. Juntamente com sua mulher Equidna, Tífon gerou a maioria do monstros. Quando a besta chegou no Monte Olimpo, todos os deuses fugiram, menos Zeus e Atena. No fim, Zeus derrotou o monstro. Furiosos com mais uma derrota, Gaia e Tártaro geraram mais monstros: os Gigantes. Esses seres monstruosos possuíam a mesma função de Tífon: matar os deuses do Olimpo e eram extremamente poderosos. Apenas um deus e um mortal unidos seriam capazes de matá-los. Cada gigante nasceu para matar um deus. Após uma dura batalha, os deuses do olimpo, com a ajuda de heróis mortais, finalmente mataram os gigantes e triunfaram.



Nix- A deusa da noite. Era a mais bela dos filhos de Caos. Ela se uniu com seu irmão Érebo, originando Hemera e Éter. Mas a maioria de seus filhos foi criada sem a união com nenhuma divindade. Entre eles estão Hipnos (o sono), Tânatos (a morte), Nêmesis (o equilíbrio e o castigo divino), Moros (o destino), Éris (a discórdia),  Geras (a velhice), Limos (a fome), Ftono (a inveja), Lissa (a loucura) e Caronte (barqueiro que conduzia as almas ao reino dos mortos). Nix era uma deusa misteriosa e muito poderosa, era respeitada tanto por mortais quanto por deuses. Os gregos tinham medo de pronunciar o nome da deusa e, por isso, a mencionavam com outras palavras, como "mãe do bom conselho".



Érebos- É a personificação das trevas e da escuridão. É marido de Nix, a noite. Seus reinados ficam acima do céu, onde a noite é eterna e a escuridão não tem fim. Ele era muito temido e conhecido por sua crueldade. Segundo uma lenda, os titãs, após serem derrotados e atirados no Tártaro, suplicaram pela ajuda de Érebos, que desceu ao mundo inferior para libertá-los. Porém, Zeus e Hades estavam lá, esperando por ele, e o pegaram de surpresa, atirando-o nas profundas águas do Aqueronte, um dos cinco rios do mundo inferior.













Hemera- É a deusa do dia, filha de Nix e de Érebos. Ela habita, junto com sua mãe, um palácio no extremo ocidente do universo. Embora morem no mesmo local, as duas nunca estão juntas. Enquanto Hemera voa pelo universo, espalhando sua luz, sua mãe Nix fica dentro do palácio, aguardando a chegada da filha. Quando a deusa do dia está retornando, a deusa da noite sai do palácio e percorre o mundo, até voltar para o palácio e permitir que sua filha parta novamente em sua eterna jornada. Hemera era casada com seu irmão, Éter, e juntos tiveram a deusa Tálassa.



Éter- A personificação do ar. Representa o ar elevado, puro e brilhante que os deuses respiram, contrapondo-se com o ar obscuro respirado pelos mortais.  Também é conhecido como o Céu Superior, o céu que está acima de Urano e representa a mais pura energia de todas. Enquanto Hemera seria o oposto de sua mãe, Éter seria o oposto de seu pai, Érebos, a personificação da mais obscura energia de todas. Ele se uniu com sua irmã, Hemera, e teve Tálassa, a deusa que representa o aspecto feminino do mar.













Pontos- Foi o primeiro deus do mar de todos, sendo que Pontos não apenas é deus do mar, mas é o próprio mar. Ele foi criado por Gaia assim que Urano foi castrado, para que a deusa da terra tivesse um novo marido. Juntos, eles geraram as divindades Fórcis, Ceto, Nereu, Taumante e Euríbia. Após, Gaia se tornou esposa de seu irmão, Tártaro, e Pontos se uniu a Tálassa, com quem teve os Telquines, a deusa-ninfa Hália e o deus Egeon.














Tálassa- Filha de Hemera e Éter, era esposa de Pontos. Também representa o mar, mas enquanto Pontos personifica todos os mares, Tálassa está mais relacionada ao Mar Mediterrâneo. Com seu esposo, ela teve os Telquines - criaturas com corpo humanoide, nadadeiras e cabeça de cachorro -, a deusa-ninfa Hália - que se uniu a Poseidon e teve seis filhos e uma filha - e o deus gigante Egeon - personificação do mar Egeu. Foram nas águas de Tálassa em que os testículos de Urano caíram e formaram Afrodite.
















Moiras- São três divindades que definem o destino de todas as criaturas, sejam deuses ou mortais. Alguns dizem que elas são filhas de Nix, outros dizem que são filhas de Moros, portanto sua origem é incerta. Elas são poderosíssimas, suas escolhas não podem ser contestadas nem por Zeus, o rei dos deuses. As três Moiras eram Cloto, cujo nome significar "fiar", é ela quem tece o Fio da Vida, que representa a vida de cada criatura, assim que ela tece um fio, alguma criatura nasce; Láquesis, cujo nome significa "sortear", é ela que mede o Fio da Vida, definindo quanto tempo alguém viverá, também é ela que definia os acontecimentos da vida do indivíduo; Átropos, cujo nome significa "afastar", era quem cortava o Fio da Vida, causando a morte do indivíduo. As Moiras criaram e educaram as deusas da justiça Têmis e Nêmesis. Antigamente eram representadas de forma assustadora, com garras afiadas e compridas e dentes pontudos, mas atualmente costumam receber uma aparência graciosa em suas representações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário