Bem vindos, visitantes do Universo Henrique, o Universo Henrique é um blog que fala sobre uma variedade de coisas, aqui você pode encontrar experiências, dicas de séries de TV, postagens sobre a série de livros 'Poderes Modernos', que eu mesmo escrevi, além de também poder participar do blog comentando e votando na enquete, ver curiosidades, paisagens, imagens de animais, Gormitis, sobre a EMUH (Equipe de Mascotes do Universo Henrique), Músicas e muito mais! Obrigado! E espero que gostem do blog!







quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Mitologia das Paisagens: Entre o Dia e a Noite

E aqui está mais uma postagem da série 'Mitologia das Paisagens', cujo tema será a transição entre o dia e a noite: a aurora e o crepúsculo. Ela envolverá os temas de Belas Paisagens 5 e 15, o pôr e o nascer do sol. Povos diferentes possuíam visões diferentes da transição entre o dia e a noite, veja abaixo:
- Os egípcios veneravam intensamente o sol, que para eles era a divindade Rá, um deus de corpo humano e cabeça de falcão, com o disco solar sobre ela. Rá percorria os céus durante o dia, espalhando sua luz, e o mundo inferior durante a noite, fazendo com que a escuridão caísse sobre a terra, iluminada apenas pela luz das estrelas e de Khonsu, deus da lua. Em sua jornada, Rá assume outras duas formas: Khnum é a sua forma ao anoitecer, em que ele se torna um homem com cabeça de carneiro, que se prepara para entrar no mundo inferior; Khepri é sua forma ao amanhecer, quando ele se torna um homem com cabeça de escaravelho, que empurra o sol, rolando-o do mundo inferior para o céu.
- Na mitologia nórdica, Sól era a deusa do sol e Máni era o deus da lua. Eles percorriam constantemente os céus para fugir de dois lobos gigantescos. Enquanto o lobo Skoll perseguia Sól durante o dia, Hati perseguia Máni durante a noite. As crianças vikings tinham o costume de bater panelas e objetos de metal e fazer bastante barulho para assustar Skoll e Hati, para que eles não alcançassem o sol e a lua. Porém, de acordo com os nórdicos, no Ragnarök (apocalipse nórdico), os dois lobos conseguirão devorar Sól e Máni, pondo escuridão na Terra. Porém, antes de ser morta, Sól terá uma filha, que a substituirá após a grande batalha do apocalipse.
- Os sumérios veneravam o deus Utu como a personificação do sol, além de deus da justiça e juiz dos mortos. Ele era representado como um homem com um capacete com chifres de carneiro e uma espada serrilhada na mão. Todo dia, Utu surgia de uma montanha ao leste do mundo, na forma da aurora, e percorria os céus em sua carruagem ou barco, para então desaparecer numa montanha a oeste do mundo, na forma do crepúsculo. À noite, ele julgava as almas dos mortos no mundo inferior, até a hora em que ele subia novamente aos céus por uma montanha. Enquanto Utu estava no mundo inferior, seu pai, Nanna, deus da lua, vagava pelos céus.














Nenhum comentário:

Postar um comentário